É um sistema completo e de fácil manejo, que permite a semeadura e a produção de mudas vegetais, possibilitando, assim, a condução de todo o ciclo de produção no mesmo local. Sua principal aplicação é a produção (doméstica ou residencial/urbana e periurbana) de hortaliças folhosas de pequeno porte (alface, agrião, couve, salsa, espinafre etc.), vegetais de médio porte (tomateiros e pimenteiras, entre outros) e peixes para consumo (tilápias, tambaquis e outros).
O intuito desse espaço voltado para aquaponia e piscicultura é a produção de algumas espécies de peixes nativos da bacia do Rio Paraopeba, para repeixamento das áreas atingidas por rejeitos minerais da empresa Vale. Será usado também em programas de fomento ao agronegócio municipal que estão em processo final de criação, e para fins didáticos com cursos e capacitações.
Teremos uma produção integrada de peixes e vegetais tendo como base a recirculação de água e nutrientes em sistema fechado. Onde parte da água também será usada para fertirrigação.