A gestão de resíduos sólidos é uma chance de promover a qualidade da separação e da comercialização dos materiais, reduzindo as possibilidades de danos ao meio ambiente e à saúde pública.
A gestão de resíduos é dividida entre o poder público, as empresas e as pessoas.
Cada gerador deve se responsabilizar pelo que produz, seja em casa ou no empreendimento. Cabe ao poder público criar leis e fiscalizar as empresas quanto à geração e eliminação de resíduos e cabem as empresas o cumprimento destas leis e o gerenciamento adequado de seus resíduos produzidos.
Atua na orientação nos bairros do Município sobre o correto descarte de resíduos sólidos; coleta, transporte e destinação dos resíduos inservíveis; na elaboração e acompanhamento do Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos; implantação de placas de conscientização sobre o correto descarte de resíduos; e apoio a fiscalização nas denúncias de descarte incorreto de resíduos.
Através de vistorias técnicas, a equipe apoia e acompanha as denúncias de descarte incorreto de resíduos através de fiscalização realizadas de acordo com a demanda da população.
As denúncias de descarte incorreto de resíduos poderão se feitas nos canais oficiais de denúncia da Secretaria.
Implantação de placas de conscientização sobre o correto descarte de resíduos.
Diariamente é realizada a coleta, transporte e destinação dos resíduos inservíveis de acordo com uma rota pré-estabelecida, além dos ecopontos distribuídos no município, de fácil acesso para a população.
O Plano Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS), está previsto na Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305/2010). Os planos de resíduos sólidos devem abranger o ciclo que se inicia desde a geração do resíduo, com a identificação do ente gerador, até a disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, passando pela responsabilização do setor público, titular ou concessionário, do consumidor, do cidadão e do setor privado na adoção de soluções que minimizem ou ponham fim aos efeitos negativos para a saúde pública e para o meio ambiente em cada fase do “ciclo de vida” dos produtos. (fonte: https://antigo.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/residuos-solidos/instrumentos-da-politica-de-residuos/planos-municipais-de-gest%C3%A3o-integrada-de-res%C3%ADduos-s%C3%B3lidos.html).
O PMGIRS de Pará de Minas está sendo desenvolvido pela equipe técnica da SMADRMA.
Confira o dia que o caminhão que realiza a coleta de resíduos inservíveis irá passar no seu bairro.
(37) 3233-5878
(37) 99826-8262
(disponível para Android e IOS)